“Raposas: contos populares orientais”, um projeto com enfoque nos contos fantásticos sobre raposas

Histórias sobre animais fantásticos que falam, interagem e talvez até se comportem como humanos não é exclusiva das culturas orientais, é claro. “A raposa e as uvas” é uma fábula conhecida de muitos no ocidente. No entanto, a diferença entre a visão ocidental e oriental se deva ao fato de a raposa não ser apenas o animal, mas sim um ser mágico com poderes que vão muito além da fala humana: elas podem se transformar em outros animais ou mesmo humanos, além de ter poderes fantasmagóricos como possessão, entre outros. A raposa no imaginário oriental não apenas apresenta sua característica animal quanto também é um poderoso ser sobrenatural.

Em 2017, a organizadora Lua Bueno Cyríaco selecionou quatro contos sobre raposas e fez um e-book. A intenção da pequena compilação era apenas trazer aos leitores brasileiros algumas histórias sobre esse animal fantástico que tanto cativa a muitos de nós. Por isso, durante o ano de 2019 ela dedicou algum tempo à pesquisa e tradução de mais contos orientais sobre raposas, e neste dia 10 de janeiro de 2020, à meia noite lançará a campanha no Catarse para o financiamento do livro em formato físico: “Raposas: contos fantásticos orientais”, pela Editora Urso, com contos da Coréia, China, Japão e do povo Ainu (norte do Japão).

A proposta é trazer os contos em uma encadernação artesanal típica do oriente, usada há séculos entre os povos asiáticos, aqui conhecida como “encadernação japonesa”,  remontando uma experiência semelhante às antigas compilações.

Além disso, uma série de marcadores exclusivos com artes desenvolvidas especialmente para este projeto, trazendo a representação das raposas místicas de cada cultura apresentada.

Video em time lapse de uma das ilustrações originais desenvolvidas para o projeto.

A campanha de financiamento ficará no ar em janeiro com o encerramento em final de fevereiro. No projeto, são previstas recompensas especiais nos primeiros dias de campanha. Acompanhem o perfil do Laboralivros no Catarse para não perder o lançamento!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: