Memento Mori – antologia de contos

DISPONÍVEL PARA PRÉ-VENDA

NO SITE DA EDITORIAL HOPE!

ACESSE AQUI!


Lembra-te de que és mortal.


Na Roma antiga, quando um comandante ganhava uma batalha importante, percorria a cidade em um glorioso ritual chamado “triunfo romano”. Atrás dele, para que não esquecesse que toda ascensão contém uma queda, um escravo sussurrava no ouvido do vitorioso: “memento mori

Para uma antologia, assim como o tema “morte”, “vida” é igualmente amplo. Até demais. Mas o limiar desses dois, o que instigaria? Enfim, foi pensando nisso que o tema Memento Mori foi sugerido. Claro, de inicio tememos “só virão textos sinistros”, mas estimulamos os escritores a olhar para este assunto uma segunda vez e para uma grata surpresa, tivemos abordagens diversas como se merece. Temos histórias de violência e dor, mas também de amor e suavidade. Alguns dos textos, como o Baú de outono, Madame Moira e os microcontos Memento Mori I e II foram convidados, os demais foram criados especialmente tendo esta antologia em mente.

Se as histórias fazem parte da existência humana, isso se dá pela certeza de seu destino.

Certamente que ao final da leitura destes contos o leitor terá provado da doçura e da amargura daqueles momentos fugidios. Ao passear pelos textos, também terá saboreado o oscilar de humor, alguns crescendo e piano no ar. Um ritmo que é inconstante como nossa existência, ora plenos, ora devastados, mas sempre tentando alongar nosso tempo e aproveitá-lo antes da chegada do fim.

O projeto de publicação

Nós do Clube de Livros, através do selo BuruRu, reunimos neste projeto vários escritores independentes, entre eles alguns já publicados e outros que gozam de relativa fama nas plataformas de auto publicação (wattpad, principalmente) a fim de trazer esses olhares diferenciados sobre um tema tão inquietante.

Nós acreditamos no potencial do autor nacional e sabemos o quão difícil é ter seu espaço, por isso criamos esse projeto pensando em encontrar pessoas como você, que assim como os autores, fazem a coisa acontecer por si mesmos! E assim o mercado independente cresce cada vez mais! E para ajudar na empreitada, a Editorial Hope está incentivando o projeto abrigando ele em sua casa editorial, oferecendo o ISBN, a Ficha Catalográfica e a distribuição, então você pode contar com a qualidade e confiança Hope!

O livro

A edição conta com sete contos de sete autores:

A oferta da madrugada, Fábio Alex
Henrique carrega dentro de si uma bomba relógio: um tumor cerebral que poderá à qualquer momento leva-lo à morte. Diante essa perspectiva ele busca refúgio na beleza da natureza e cultura do Norte do país, envolta em magia e mistério, onde a esperança se manifesta na mítica presença de entidades folclóricas. Entretanto, ele não poderá evitar de encarar o destino e independente de como reagirá, ele será envolvido pela morte, seja a dele, seja a de outros.

Madame Moire, Bárbara Sena
Duas mulheres. Uma faria tudo para saber a verdade sobre seu marido, a outra diria qualquer coisa por dinheiro. Uma vingança surge de uma revelação ou do desejo sombrio de uma certeza?

Memento Mori I e II, William Teca
Quem disse que a morte não tem senso de humor? Na verdade, a base de sua existência – ao menos nesses dois minicontos – é a ironia.

Paralelos, Felipe Cao
Dois jovens, separados pelo abismo social que existe entre a periferia violenta e um bairro nobre de São Paulo vão, em circunstâncias completamente distintas, se aproximando lentamente um do outro até se encontrarem naquela que é a única certeza inexorável de nossa existência, que a todos iguala e aterroriza: a morte!

Nossas vidas, Pedro Basílio
Às vezes, uma vida é tirada antes mesmo de existir. Diante da expectativa dessa chegada que não se confirma, aprende-se muito sobre o que é amar e estar vivo. Escrever foi a forma que Mary encontrou de lidar com o luto.

Factual, Rodrigo Nascimento
Até onde um ego inflado, unido ao completo descontrole psico emocional, pode influenciar as ações de uma pessoa? Um porte atlético, e um rosto bonito e gentil nem sempre são indicativos de um príncipe de conto de fadas. Alice pode ter descoberto isso tarde demais!

Baú de outono, Tay Lopes
Talvez ele se perca entre tantas outras histórias. Talvez alguém o leia. Talvez ninguém se importe. Talvez você seja jovem demais e talvez compartilhe esse segredo. Existe um lugar dentro de você onde as lembranças são eternas por mais que seu corpo falhe, por mais que sua mente te traia… Um sussurro no velho sótão. Um conto a mais em um antiquado coração.

Os autores

Barbara Sena

25 anos, nascida em São Paulo, é formada em Publicidade e Propaganda e atualmente estuda Letras. Se considera uma cinéfila, admiradora incondicional de ficção histórica e da cultura popular brasileira. Está em busca de seu lugar no mundo da literatura, pois apesar de amar todas as artes, foi a literatura que a acolheu e escolheu como sua aprendiz quando ainda era muito pequena e ela soube desde então que este seria o caminho de sua vida. Autora do livro A Fogueira da bruxa, lançado pela Editora Coerência em agosto de 2018.

Fabio Alex

É escritor e desenhista. Formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília DF. É grande fã de Anne Rice, Guillermo del Toro, Virginia Woolf e Frida Khalo. Desde criança tem paixão por histórias de horror e fantasia sombria, principalmente os que transpiram a beleza da atmosfera gótica. Atmosfera esta que sempre descreve em suas obras, mas buscando nunca perder os elementos de brasilidade, seja nos cenários, ou nos monstros do nosso folclore. Além de contos e quadrinhos que costuma disponibilizar gratuitamente na internet, é autor da trilogia de livros As Crônicas Sobrenaturais de Sofia e do recente Natãniel, o Lobisomem. Além de A Casa dos Suspiros um livro ilustrado, publicado pelo Clube de Livros e de distribuição gratuita.

Felipe Cao

É engenheiro com pós-graduação em Administração de Empresas, além de músico e leitor assíduo. Trabalha com projetos em uma empresa do ramo automotivo e, nas horas vagas, divide o seu tempo entre suas três paixões: a família, a música e a literatura. Gosta de estudar a história da música e ler livros clássicos e de não-ficção. Como escritor, produz alguns textos para o seu blog pessoal, o Apontamento de Ideias, sobre variados temas e também para o projeto Entrelinhas. Este é o seu conto literário inaugural.

Pedro Basílio

Natural de Natal – RN. Desde seu primeiro contato com a literatura, iniciando-se através de poesias, tornou-se imerso neste mundo. Suas influências na escrita são os simples fatos do dia a dia que, por diversas vezes, parecem banais mas no fundo rendem boas histórias a serem partilhadas. Partindo deste interesse pelos acontecimentos rotineiros, começou a criar histórias baseadas em coisas tanto de sua própria vida como de seus conhecidos.

Atualmente mora em Nova Cruz, cursa Filosofia na UFRN e é técnico em informática formado pelo IFRN.

Rodrigo Nascimento

Paulista, Financista de profissão.

Desde muito cedo apaixonado pela leitura, e consequentemente pela escrita. Gosta de procurar novos olhares sobre velhas coisas, buscando releituras do mundo.

Autor de doze histórias no Wattpad, além de crônicas, contos e textos publicados em seu blog pessoal, e alguns outros. Também pode ser encontrado no Instagram como @rodrigox5504.

Tay Lopes

Formada em jornalismo, a Tay já publicou dois livros anteriormente (Depois do fim e Bree) ambos pela Editora Maresia. A autora também está para publicar um conto juntamente com outros 12 autores pela Editora Fragmentos até o fim desse ano (Contando sonhos). Memento Mori é o quarto trabalho da autora no qual ela está super feliz em participar, pois o conto Baú de Outono tem um significado muito especial para ela. É difícil dizer onde a Tay mora, porque ela vive mudando “O mundo é muito grande para estar em um lugar só, né?”.

W. Teca

Nascido em Curitiba em 1975, faz parte de uma velha guarda. É principalmente poeta, mas sua prosa é igualmente contemporânea e ácida. Já teve seus textos publicados em veículos de prestígio como o jornal Cândido e O Relevo (ambos de distribuição nacional), além disso tem dois livros publicados independentemente junto ao Clube de Livros; Sinistros Insones de poesia, publicado em 2017 e Dois Contos, de prosa, publicado este ano de 2018.

SOBRE OS ORGANIZADORES:

Lua Bueno Cyríaco

Formada em Artes Visuais e Mediadora Cultural de coração e profissão, já atuou no desenvolvimento de arte educativos de dezenas exposições de arte (entre Brasília e Curitiba). É essencialmente uma criadora de histórias, geralmente em quadrinhos, sejam escritas ou desenhadas. Recentemente resolveu que se aventuraria nas Letras na UFPR (mas japonesas, vai entender) e está ainda iniciante nesse caminho, mas tem cada vez mais interesse. Produtora do concurso Autoramente e uma das administradoras do Clube de Livros além de oferecer seus serviços como ilustradora, capista e diagramadora.

Tarik Vivan Alexandre

Mestrando em Filosofia, investe na pesquisa de teoria da literatura em consonância com o pensamento filosófico a partir de Marcel Proust. Trabalhou no programa de incentivo a leitura “Curitiba Lê” (2014 – 2017) e na área de docência em filosofia para o Ensino Médio (2014 – 2016). Escritor de gaveta, possui interesse nas áreas artísticas e a promoção de novos escritores para divulgação e ampliação do trabalho literário brasileiro. Na revista virtual Clube de Livros, onde atualmente é editor, assina a coluna Inutifilia. Também oferece seus serviços de revisor e parecerista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: